Hoje resolvi falar sobre a fala, pois essa era a minha grande angustia.
Quando meu filho foi diagnosticado com Autismo, eu li muito sobre o assunto e descobri que existem autistas que nunca vem a falar, meu Deus! Isso me deixou muito preocupada e angustiada.
Como ele foi diagnosticado muito novo, com dois anos e dois meses, eu sabia que era suposto ele já falar algumas palavrinhas, mas também tinha o conhecimento de crianças que vieram a falar as primeiras palavras mais tarde.
Quando o Lucca completou um aninho esse foi o meu primeiro sinal de alerta, queria tanto ouvir ele me chamar de mamãe, tudo o que meus outros dois filhos faziam nessa idade, mas não, ele era muito quietinho, brincava no seu cantinho e nem fazia questão da nossa presença perto dele.
Ele começou a fazer fonoaudiologia com um aninho, e as vezes até percebia que ele tentava falar algo, mas não conseguia, mesmo após um ano de tratamento.
Conversei com a Terapeuta e perguntei se ele tinha a possibilidade de não falar ou ter a dicção ruim, ela foi muito incisiva em me dizer para nunca pensar que ele não será capaz de alguma coisa, seu filho é capaz de tudo e é pra isso que nós estamos nos empenhando, disse ela.
Confesso que mesmo assim o medo dele não falar tirava a minha paz, pois essa é a grande dificuldade no dia a dia, tentar adivinhar o que ele deseja, antes dele ficar nervoso por não ser compreendido.
Me entreguei totalmente ao tratamento, parei de trabalhar para me dedicar e estimular meu filho o maior tempo possível, mas isso vou escrever em outro post.
Quando ele completou dois anos e cinco meses, com apenas três meses após o diagnóstico , com tratamentos cinco vezes por semana, meu filho começou a falar as primeiras palavras!
Tive a alegria de ouvir meu filho falar mamãe e isso não tem preço, ele ainda fala poucas palavras, mas pra mim ja é uma grande vitoria!
Sei de casos de autistas que evoluem muito bem e derrepente começam a regredir, mas acredito e tenho fé que ele não passará por isso, vou lutar muito pra que isso não aconteça.
Precisamos acreditar sempre que o melhor vai acontecer, eu não poderia imaginar que em tão pouco tempo de tratamento eu já ouviria a voz do Lucca me chamando, isso me dá forcas pra lutar ainda mais!
Esse é o video das primeiras palavrinhas #mamaebabona
Nossa luta é grande, mas vamos acreditar que a vitória será bem maior!
Me conte um pouco sobre a sua experiência aqui nos comentários .
Conheça nossa pagina no facebook www.facebook.com/meulindomundoazul
Nenhum comentário:
Postar um comentário